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No meu corpo vulcão
TRANSPASSA Eu tenho um corpo Que transpassa as vias da emancipação Tenho um corpo, que transpassa As vias da emancipação Tenho um corpo...
O espírito rio do barqueiro
O NASCIMENTO DE DEUS No ventre da manhã formou-se o belo Trazendo fagulhas de pontas cortantes Com frente pagã ergueu-se o menino Revendo...
Uma ideia de espantalho
O meu pai caminhava todas as noites mais de uma légua até chegar em nossa casa. Mesmo porque primeiro ele dava uma subidinha até o sítio...
Metade Cara, Metade Máscara: um livro indígena para a transformação da consciência brasileira
Todos devem ler Metade Cara, Metade Máscara, obra seminal de Eliane Potiguara, porque em primeiro lugar está aí reunida num volume...
Uma voz de mulher negra levanta-se contra a escravidão
Que maravilha deparar-se com um texto abolicionista anti-escravista e feminista publicado em 1887 - portanto no ano anterior à abolição...
Um Passeio de Domingo
Odilia revisita pela sua própria pena, nos anos 2020, histórias vividas no sertão paulista à beira do rio Tietê na década de 1940. IN...
Os corpos das mulheres negras e a ironia do Brasil contado por Machado
Estátua da cabeça de Luís Gama, advogado negro que lutou pela abolição da escravidão no Brasil da segunda metade do século XIX. Largo do...
A potência das metamorfoses na prosa inventiva de Luiz Roberto Peel em “Zoodíaco Tocantino”
O livro de Luiz Roberto Peel Furtado Oliveira, “Zoodíaco Tocantino: a epopeia ensaística de um povo inventivo”, diz que há dez signos...
Quatro modos humanos de ser animal
Para Torga, Orwell, Monterosso e Highsmith, definitivamente o mal não é o animal.
A vida de Tomás que morreu com a alma à flor da pele
De noite Tomás acordava sobressaltado em sua cama das muitas voltas que dava em si mesmo enquanto dormia, isso quando realmente dormia e...
“Do Amor”, a matéria resistente segundo Ana Rüsche
Fusionar uma narrativa tênue, mas bem formada, com frases dramáticas, poéticas e filosóficas contando as impressões subjetivas saborosas,...
Marcelo Ariel, como um pássaro, em Jaha ñade ñañombovy’a
Assim que terminei a leitura de Jaha ñade ñañombovy’a (“Vamos nos maravilhar” em tupy-guarani), me foi inspirado talvez pela capa do...
Poemas de P. Claudine Hoffmann em Matadouro Imperfeito
Demorar depende do morrer. Ainda respiro com o poema pendurado no gancho esquerdo das promessas. Percorro o susto metálico dos...
Dois poemas de Galvanda Galvão em Um Lance de Dentes
entrevejo a cortina no espelho sou eu duvido uma hesitação sazonal espuma espera suspensa cidade história e maldição ondulo-me em...
Passarinho
Ele não quis nem molhar o bico. Nem se aproximar do farelo de biscoito. Eu estava em casa e o pássaro havia entrado pela janela. Deixei à...
Estigma
Uma borrasca de vidrilhos coloridos invadiu minha vida, ardendo fumaça embaçada nas retinas defumadas, fumando cigarro do vizinho sem ser...
A Fita da Maçã
Eu era pequena, bem pequena mesmo, e estudava em uma das inúmeras escolinhas de fundo de quintal que minha mãe me colocou ao longo de...
“A Intrusa” e a tragicidade do “eu” no transcurso literário
Maestria, leveza e inteligência são qualidades difíceis de serem encontradas numa obra literária, mas são esses traços que compõem as...
Andara: viagem à morada do ser
Espírito Peráclito, tu que és o único pássaro Que desce sobre mim na [minha noite untuosa, Fura meus olhos para que eu veja mais, Para...
A sátira sádica de Marcelo Mirisola em “A vida não tem cura”
Em seu novo livro, “A vida não tem cura”, Marcelo Mirisola dá voz àquele adolescente inocente e indefeso, vítima do Marquês de Sade. Isso...
Cabeza de Vaca e os europeus canibais na América
Há algum tempo um livro surpreendente caiu-me nas mãos. Intitulado “Naufrágios e Comentários”, escrito por Cabeza de Vaca, o li de uma...
"A menina comilona" ou a arte de sentir arrepios transversais
O livro “A Menina Anolimoc” (“Menina Comilona” ao contrário), de Adnavlag Queiroz Oavlag (Galvanda Queiroz Galvão ao contrário) me...
Katawixi é um lugar de crítica,
análise e divulgação de pensamentos, pontos de vista filosóficos, práticas
e produtos culturais, livres de vínculos institucionais,
concebido por
Luama Socio e Walter Antunes.
Katawixi é antes de tudo o nome de um povo que flutua agora em algum lugar na Amazônia.
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