Nimu Borum Nan Brukuku Tchone
- Katawixi
- 28 de jun.
- 1 min de leitura

Dissertação planejada e construída para contar a história de Nimu Borum, uma criança encantada, que foi pintada de vermelho e enterrada na casca de árvore; da árvore conhecida como Pau Santo.
Nimu foi exumada em 2004 no lugar conhecido como sítio arqueológico Lapa do Caboclo, uma gruta que se localiza na região de onde corre o Rio Uaimií 1-MG. Desde o momento em que a criança foi retirada da mãe-terra, ela passou a viver no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, e como ela estava na exposição 'Diversidades em Contextos Arqueológicos Indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos', ela não queimou no incêndio que afetou a Reserva Técnica do MHNJB no ano de 2020 e que transformou as outras pessoas-ossos que viviam na Reserva Técnica em pó.
O intuito das palavras desse mestrado foi de iniciar a descrição sobre a vida-morte de Nimu que é uma Nan Brukuku que traz a encantaria para a vida das pessoas que a conhecem.
Ao percorrer o caminho para conhecer Nimu, essa dissertação também permitiu que eu aprendesse mais sobre meu caminho como uma indígena arqueóloga, por isso essa dissertação conta sobre o encontro dessas duas histórias, a minha e a de Nimu.
Bibi Nhatarâmiak

link para baixar e ler:
link para instagram: