top of page
  • Foto do escritorAfonso Peche Filho

A Importância do Outono


Com o avanço do conhecimento em agricultura tropical o outono passa a ser estratégico para as atividades de boas práticas agrícolas. No Hemisfério Sul, o outono inicia no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho.

É um período climático caracterizado pela diminuição das chuvas torrenciais, por mudanças bruscas de temperatura, pela diminuição da umidade do ar, pelas noites mais longas que os dias, e por fim pela maravilhosa beleza cênica causada pelo por do sol e por mudanças na coloração das folhas das árvores.

Ocorre também, a maioria das colheitas agrícolas de grãos como a soja e o milho, de frutas como o caqui, a melancia e tangerinas. No outono se planta adubos verdes e as culturas de inverno. E assim a estação é a transição de uma agricultura de verão para uma agricultura de inverno.

O outono é o período recomendado para iniciar o "plantio direto". Sistema tecnológico considerado como uma das maiores inovações da agricultura nos últimos cinquenta anos.

Com chuvas brandas é possível realizar, se necessário, a calagem associada com uma mobilização de sistematização do solo.

Assim, recomenda-se um último preparo, mobilizando o solo com a finalidade de incorporar o corretivo e corrigir "cicatrizes de ocupação" como é o caso de eliminar sulcos de erosão, velhos carreadores ou "caminhos" operacionais.

A sistematização de outono prepara o solo para a instalação da cultura de inverno que vai propiciar o início de uma cobertura vegetal com a qualidade tão necessária e característica no plantio direto. Após a colheita da cultura de inverno vem o manejo da palhada e se dá o início da implantação do sistema com a semeadura direta da cultura de verão.

Como as condições climáticas do outono são muito favoráveis é possível alcançar também, altos padrões de qualidade nas operações de adequação do perfil cultural do solo para receber a cobertura vegetal de forma definitiva.

O uso de práticas conservacionistas, durante o outono, é recomendável para "readequação hidrológica" do terreno em áreas de pastagens degradadas. É necessário restabelecer no solo as condições naturais de interceptar, infiltrar, captar, conduzir e dissipar as águas das chuvas, além, de proteger a superfície do impacto direto das gotas.


Ao longo dos anos, a ocupação e uso das terras com pastagens nos moldes do manejo tradicional provocam diminuições significativas na velocidade de infiltração e na capacidade de armazenamento de água. Com chuvas torrenciais do verão, o escorrimento superficial aumenta a cada ano, provocando estragos como a erosão, assoreamentos e poluição de cursos d'água.

A degradação do solo torna o ambiente do pasto muito vulnerável às ações da água e do sol. Como a reforma exige uma forte mobilização para correção dos problemas, as operações fragilizam ainda mais o solo deixando-o muito suscetível a erosão.

Nestas condições, o outono torna-se o período ideal para a implantação de práticas mecânicas para aumentar a infiltração e a captação de água, como é o caso do terraceamento e das caixas de acumulação. É o período ideal para construção de canais de condução e dissipação das águas excedentes, bem como da semeadura do capim que ainda tem umidade suficiente para germinar e cobrir adequadamente o solo.



Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas

Katawixi é um lugar de crítica,
análise e divulgação de pensamentos, pontos de vista filosóficos, práticas
e produtos culturais, livres de vínculos institucionais, 
concebido por
Luama Socio e Walter Antunes.
 
Katawixi é antes de tudo o nome de um povo que flutua agora em algum lugar na Amazônia.
bottom of page